segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

DESACONSELHAVEL PNEU

A pedido de uma amiga leitora amiga, vou deixar aqui algumas dicas sobre o problemático pneu indesejado!
Não sou nutricionista, apenas andei em alguns quando era desportista a sério, para manter pesos e massa muscular ideal! Quando digo ideal, não tem nada a ver com o ideal de modelo de revistas, falo em ideal saudável. Por incrível que pareça, eu não dou valor ao pneuzinho na barriga, não ligo ao meu (que não é assim muito problemático) nem ligo ao dos outros...  ...mas não gosto do meu!
Se o ideal de corpo para vós, masculino e feminino é algo muito musculado e extremamente magro, isto não é para vós... mas se pretendem controlar um pouco o peso mantendo os níveis de aceitação saudável, já é!
Como estamos em pleno inverno, ainda não se repara TANTO na doença das dietas, mas elas andam aí, em qualquer produto de estética, placard publicitário, jornais e revistas.
Tudo que direi para a frente e neste post, refere-se apenas a uma dieta saudável de emagrecimento controlado! Dieta, não é ficar esquelético, é ser controlado e saudável! Nunca se esqueçam de ser saudáveis!

Não há ninguém que não goste dum chocolatinho, um refrigerante, um bolinho, um miminho para o estômago... Pois isso não se deve evitar, deve-se controlar, não evitar!
Se formos muito radicais com a alimentação, estaremos a fazer sacrifício psicológicos extremamente duros e evitáveis para com cada um de nós!
Devemos comer de tudo, mas é preciso saber comer. Isso sim, devemos educar-nos!
Se não podemos fazer exercício físico, não vamos precisar de calorias em demasia, e devemos variar o nível calórico dos alimentos nas refeições.
Dá trabalho, eu não disse que não, mas temos que pensar como uma balança. Se não fazemos desporto (como deve ser), temos que fazer o sacrifício no prato!
Devemos comer entre 6 a 8 vezes ao dia... espera lá... eu falo em dieta e digo para comer muito?
Verdade! Não devemos deixar de comer, isso nunca!
As 6 ou 8 vezes dependem do ritmo horário de cada um.
Se uma pessoa se põe a pé muito cedo, qualquer coisa tipo 6h da manhã e se deita por exemplo ás 23h, como são muitas horas, dá para fazer as 8 refeições.... mas cada um poderá personalizar as suas refeições, mais ou menos dentro destas!
Julgo que o normal será a maioria levantar-se pelas 8h e deitar à 0h ou próximo destas horas. Mesmo assim, qualquer pessoa, como disse, pode personalizar o seu plano alimentar.


O pequeno-almoço deve ser tomado quando se acorda, porque ajuda o próprio corpo a despertar. Digo quando se acorda porque há quem o tome uma ou duas horas depois, na pausa matinal do trabalho. É a refeição mais importante do dia e não é à toa que os Americanos e Britânicos comem o que comem ao pequeno-almoço. Embora pareça muito, não é, porque eles têm costumes diferentes dos nossos, eles mal almoçam, por exemplo!
O nosso pequeno almoço de ser composto de leite, pão, queijo, marmelada, fiambre, manteiga, café, cevada, fruta e cereais. É muito pois é, mas eu digo o que se deve comer, não quer dizer que tenhamos que comer tudo isto em cada pequeno-almoço.
Podemos comer um pão ou dois, com um qualquer dos acompanhamentos, embora o melhor será o fiambre, preferencialmente se for de peru, porque ainda tem menos gordura e açúcares que os outros. Leite simples, com café ou cevada é ao critério de cada um. Se conseguirem tomar sem açúcar melhor, se não de optar-se pelo adoçante... e não venham com histórias que o adoçante não adoça...
Podem tomar um sumo de laranja, mas apenas com 2 laranjas no máximo, se quiserem o copo mais cheio, completem com água e nada de açúcares.
É de evitar o sumo todos os dias por causa do fígado e intestinos.


O lanche matinal é um reforço que deveremos ter connosco. Dependendo de quantas horas estaremos sem comer, deveremos tomar um ou dois destes lanches.
Os lanches matinais devem ser iogurtes, líquidos ou não, uma peça de fruta e bolachas de água e sal.
O ideal é manter não mais que 2 horas sem ingerir algo, mas nunca exceder as 3. Ou seja, se tomamos o pequeno-almoço pelas 8h, pelas 10 ou 11 horas deveremos tomar o nosso lanche matinal para almoçarmos pelas 12 horas ou 13.
Não devemos comer muito, o objectivo é ter sempre alguma coisa no estômago e evitar ter fome.
Um iogurte líquido já é bom, prático e fácil de transportar.
A peça de fruta deve ser qualquer fruta excepto frutas tropicais. Bananas também não a não ser no máximo uma por semana. As frutas tropicais são mais ricas em açúcares que as restantes e as bananas são ricas em potássio e têm quase tantas calorias quantas tem um bife, por exemplo.
Se se optar pela peça de fruta, no final da peça deve-se comer não mais que 3 a 5 bolachas de água e sal. A bolacha de água e sal serve para absorver parte dos açúcares da fruta.


O almoço é uma refeição importante e nesta é que se pode fazer uma grande diferença. Nesta refeição deve evitar-se o excesso de hidratos de carbono, ou seja, deve comer-se as massas, arroz e batatas em pequenas quantidades.
Comer batata cozida, assada ou a murro, esparguete e outras massas sem molhos, e arroz pode ser qualquer um, também sem molhos.
Eu neste aspecto, evitava-as na totalidade. Comia apenas carne ou peixe e de acompanhamento verduras ou saladas.
A variação de cores nos alimentos representa a variação de vitaminas e proteínas, e isso deve ser prática diária.
Sopa, devemos começar esta refeição sempre com sopa para evitar a gula para o prato principal.
A sopa pode ser uma qualquer, de legumes, passada, ou outra qualquer mas sem feijão e sem carne... Estamos a falar em dieta, não vamos comer uma sopa daquelas de lavrador cheia de carnes, enchidos e massas, não é?
A sobremesa, pode ser um queijo fresco ou iogurte. A fruta já a comemos a meio do dia mas pode ser repetida no final da refeição. Nunca se come uma mousse, ou um pudinzinho, ou gelados... Isto tudo vai ter o sei dia!
Todas as refeições não são acompanhadas por mais que um copo de água. A água também falo já!



Os lanches da tarde são para ser com a mesma filosofia que o lanche da manhã. Nunca deixar o estômago vazio por mais de 2 horas, no máximo 3.
Como a tarde é maior que a manhã, normalmente, deveremos fazer dois lanches, isto se o jantar for pelas 8 ou 9h da noite.
Aqui devemos alternar entre o iogurte e a fruta com as bolachas.
Se comemos primeiro a fruta, tomamos o iogurte depois ou "verse-viça" :) ...


O Jantar deveria ser uma refeição mais leve, deveria-se comer só uma sopa e a sobremesa, ainda o queijo ou o iogurte. Mas há sempre tolerância para quem gosta de comer. O objectivo é nunca ter fome, isso não se pode ter.
Se alguém tem mais apetite, e nos primeiros tempos se se não está habituado a fazer este tipo de ritmo alimentício, pode sempre tolerar-se um pouco mais, mas sem abusar.
Ao fim de uma semana ou duas, já se deve estar a comer só a sopinha ao jantar.
Para quem mesmo assim tiver fome ou apetite, em vez de um prato pode comer dois, isto é regra para o almoço também. Mas no jantar é mesmo só a sopa, ao almoço é para perder apetite para o prato principal. Ao almoço é obrigatório comer a sopa e o prato principal... já disse que isto não é para modelos!

O lanche da noite é um aconchego para se dormir melhor. Não é mais do que repetir um dos lanches, ou o iogurte ou a fruta, podendo também optar-se por um como de leite e 3 a 5 bolachinhas de água e sal.

Agora vem a parte explicativa de alguns pontos:

A Água deve ser bebida durante o dia e evitar às refeições principais. Sempre que se lancha e meia hora antes das refeições deve beber-se 0,5 litros de água.
Se se beber 3 litros de água por dia, não tem mal, pode é ter que se ir à casinha mais vezes fazer uns xixizinhos, mas isso ajuda a limpar o organismo, e evitar beber menos que 1,5 litros por dia.

As Asneiras, são para um único dia da semana. Os docinhos, os bolinhos, as bejecas, as chouricinhas, as francesinhas, os Macdonals, as batatas fritas, etc, são todos num único dia da semana. Esse dia não precisa ser o sábado ou domingo ou terça... fica apenas reservado um dia da semana para esses abusos.

Se não podem practicar uma caminhada de 40 minutos dia, se não podem dar umas pedaladas de bicicleta, se não podem passar 3 horas por semana no ginásio, é o melhor que podem fazer sem químicos, sem cumprimidos milagrosos nem dietas malucas... Boas vidas saudáveis a todos...

P.S. - Se me esqueci de alguma coisa, perguntem.

5 comentários:

  1. olá obrigado pelas dicas, o post está excelênte, embora eu saiba tudo isto porque infelizmente acompanhei a minha avó durante 6 anos nas consultas de nutrição uma vez que ela era insulinodependente. Mas quanto a seguir torna-se complicado, porque a vontade é uma malandra e não ajuda.
    De qualquer maneira vou imprimir e trazer na mala pode ser que a persistência vença a preguiça.

    beijos

    ResponderEliminar
  2. Eu não disse que era fácil, mas se tu quiseres realmente, não é dificil, pelo menos falo por mim...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. obrigada..
    bons conselhos neste post :)

    ResponderEliminar
  4. abuso nenhum!
    todas as imagens que utilizamos sao encontradas neste web site!
    http://weheartit.com/

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    não pude deixar de vir espreitar o cantinho de quem me pôs um sorriso no rosto com um elogio tão simpático. Muito obrigada.
    E aproveito para levar estas dicas que eu bem preciso!

    Beijinho

    ResponderEliminar